CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
- ABED = Associação Brasileira de Ensino a Distância;
- AVA = Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- AVEA = Ambiente Virtual de ensino e Aprendizagem;
- CNE = Conselho Nacional de educação;
- CES = Câmara de Educação Superior;
- EaD = Ensino a distância;
- e-MEC = base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior;
- IES = Instituição de ensino Superior;
- Lato Sensu = “em sentido amplo” e compreende os cursos de pós-graduaçãovoltados para especialização/MBA;
- LDB = Lei das Diretrizes de Base;
- MEC = Ministério da Educação
- Stricto Sensu = “em sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS GENÉRICAS SOBRE EaD
É a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)” http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/legisla09.pdf)
Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora.
(http://www.abed.org.br/site/pt/universo_ead/orientacoes_cursos/)
A Pós-Graduação (presencial ou EaD) compreende programas no Stricto Sensu, composto pelos Mestrado e Doutorado e pelo Lato Sensu, composto pela Especialização, MBA, Aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos que atendam aos requisitos legais.
Todas as categorias de cursos no Brasil, a partir da graduação, podem ser feitos pelo EaD.
Sim, são regulamentados através da resolução do MEC, Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE/CES nº. 1, de 06 de abril de 2018.
Os alunos que pretendem cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu ) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Vide resolução CNE nº 1, de 6 de abril de 2018.
(http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file)
Não. Os cursos de pós-graduação são desenhados somente para os graduados em cursos superiores em IES devidamente credenciada pelo MEC.
• Flexibilidade de horários
• Sem deslocamento
• Mensalidades mais em conta
• Mesma qualidade do curso presencial
• Liberdade de escolha
• Acessibilidade
• Contato com a tecnologia
• Material (aula) disponível 24 horas
• Menor tempo para concluir o curso
Atualmente as aulas dos cursos EaD estão disponíveis em todas as tecnologias. Para isso o aluno precisa ter acesso à internet através de um aparelho celular, tablet ou Computador.
Aqui temos de fazer uma correção na pergunta, para o aluno sempre se lembrar, que é: Diploma é expedido para cursos de graduação, mestrado e doutorado; Certificado é emitido para os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância ou presencial. Então a resposta é SIM. Um certificado de pós-graduação EaD tem a mesma validade de um curso presencial e é reconhecido em todo território nacional, se emitido por uma IES autorizada pelo MEC e pode ser utilizado inclusive para prestar concursos públicos. No certificado não vem escrito se o curso foi realizado na metodologia presencial ou EaD.
Não. O curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) EaD é concluído em menos tempo. No entanto, a carga horária é a mesma dos cursos presenciais. A única diferença é que o aluno que opta por fazer o curso EaD determinará seu tempo de estudo. O MEC não autoriza cursos EaD com menos de 4 meses.
PERGUNTAS ESPECÍFICAS SOBRE OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA PÓLIS
Não (e sim). A PÓLIS CURSOS não é uma IES e não tem cursos.
Os cursos pertencem às Instituições de Ensino Superior com as quais mantemos convênios e essas sim são devidamente credenciadas e reconhecidas pelo MEC.
Nenhum curso de pós-graduação lato sensu precisa ser reconhecido pelo MEC. A obrigatoriedade é registrá-los no e-MEC e nesse sentido todos os cursos ofertados pela PÓLIS tem os devidos registros feitos pelas IES conveniadas.
Você pode fazer diretamente no site da Pólis Cursos (www.poliscursos.com.br) ou diretamente na plataforma da Pólis https://cursos.poliscursos.com.br/
Além disso o aluno deve apresentar os seguintes documentos:
- Diploma de conclusão do curso de graduação, frente e verso ou declaração da IES informando o curso concluído;
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Comprovante de endereço
- Nos cursos de Medicina, apresentar também cópia do CRM.
Todos os documentos podem ser digitalizados e encaminhado para a PÓLIS.
Não. Sua inscrição não determina nenhum vínculo com a Pólis ou com a IES. Após sua inscrição você terá de pagar uma “Taxa de Inscrição” (valor variável conforme o curso), assinar o contrato de prestação de serviços educacionais entre a Pólis ou IES e efetivar o pagamento da primeira mensalidade, para então se considerar aluno matriculado.
Sim. Entretanto caberá ao Coordenador do curso a deliberação a respeito após analisar o conteúdo programático cursado.
A eliminação de disciplinas se dá pela chamada convalidação. Para formalizar esta convalidação é necessário que o aluno protocole requerimento junto à Secretaria de Pós-Graduação, através da PÓLIS, solicitando a dispensa das disciplinas, anexando documentação que comprove suas condições para tal pleito.
O requerimento e os documentos devem ser encaminhados – primeiro – ao Coordenador do Curso. Este realizará uma análise levando em consideração:
a.Que as disciplinas tenham sido realizadas em Instituição de Ensino Superior reconhecida e autorizada pelo MEC em curso de pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu
b. Que a carga horária seja igual ou superior ao nosso Projeto Pedagógico
c. Que o conteúdo seja igual em pelo menos 75% ao conteúdo que oferecemos.
d. Que tais disciplinas tenham sido cursadas há menos de 05 anos.
Considerando os itens acima, o Coordenador poderá:
a. Dar parecer negativo ao requerimento, retornando ao aluno e informando sobre as razões de tal parecer. Enviar processo à Secretaria Geral para arquivo na pasta do aluno.
b. Dar parecer favorável e enviar requerimento (com o seu parecer e assinatura), documentação apresentada pelo aluno, para Despacho da Coordenação Geral (eu sempre acompanharei o parecer do Coordenador de Curso, mas o despacho precisa ser desta Coordenação Geral)
c. Dar parecer favorável condicionado a entrega de um trabalho de complementação (quando houver necessidade de completar a carga horária ou conteúdo). Neste caso repete-se o mesmo procedimento do item”b” logo acima, mas agora acompanhado do referido trabalho.
Não. A mesma Resolução 1 de 2018 do CNE/MEC desobriga o aluno de apresentar TCC ou monografia nos cursos da PÓLIS.
Através de boletos bancários, pix, transferências ou outra forma a combinar com o setor financeiro da PÓLIS.
Em casos excepcionais, SIM, a saber:
Ex-aluno: Se você for ex-aluno de alguma IES conveniada com a PÓLIS, ou mesmo já ter feito algum curso na PÓLIS, ou ainda pertencer a alguma empresa conveniada, seu desconto será de 10% em cada mensalidade. Todavia, esse desconto só ocorrerá a partir da segunda mensalidade e se estiver em dia com os pagamentos.
Amigo para amigo: Você ainda pode ter desconto de 5% (sempre a partir da segunda mensalidade e se estiver em dia com os pagamentos) se apresentar um “amigo” e esse se matricular no mesmo curso e turma e que seja adimplente. O desconto é cumulativo somente nessa promoção de “amigo”, podendo chegar até 100% de desconto.
Promoções: Fique atento à promoções da PÓLIS, pois invariavelmente são lançadas algumas que proporcionam descontos ao aluno.
A PÓLIS emite nota fiscal de prestação de serviços a cada pagamento feito e no final do ano você pode declarar isso no seu Imposto de Renda.
A PÓLIS possui plataforma AVA própria, onde o aluno terá interação total com o material de aula (textos, vídeos, slides, material de leitura, prova, entre outros materiais). Na mesma plataforma o aluno colocará seus trabalhos solicitados, bem como suas eventuais dúvidas que serão esclarecidas pelo docente tutor da disciplina.
Ao se tornar aluno você receberá o acesso à plataforma bem como todos os esclarecimentos para sua utilização.
A PÓLIS CURSOS mantém convênio com renomadas IES devidamente credenciadas pelo MEC, e são elas que certificam os cursos a saber:
- UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU https://www.unitau.br/ – A PÓLIS CURSOS mantém esse convênio por ter vencido um chamamento público, classificando-se com nota 9,5 dos 10 possíveis.)
- FACULDADE INNOVARE – https://www.faculdadeinnovare.edu.br/
- IPEESP – INSTITUTO DE PESQUISA E ENSINO EM SAÚDE DE SÃO PAULO – https://www.ipessp.edu.br/site/
Já na sua inscrição e na divulgação dos cursos é informada a IES certificadora.
Os alunos que cumprirem os requisitos de aprovação nos Cursos, receberão Certificado de Conclusão, válido para todo território nacional.
A seleção será feita através da ficha de inscrição, leitura do currículo e em alguns casos a entrevista com o coordenador.
A PÓLIS estabelece um número mínimo de alunos para a sustentabilidade do curso e não há número máximo por ser AVA.
A Pós-graduação no nível de especialização tem carga horária mínima de 360 horas atendendo a disposição legal do MEC Resolução 01 (abril de 2018) CNE/CES.
Ou se você optar por um tempo menor, em 9 meses, aulas liberadas a cada 20 dias.
São 360 horas divididas em 12 componentes curriculares de 30 horas cada, com a duração de um mês cada disciplina (um ano),
Quando o curso tiver determinação de um Conselho (CRM, CRA, CREA, etc.) para número diferente de horas, a PÓLIS CURSOS seguirá a orientação desses conselhos.
Por se tratar de curso EaD o aluno pode entrar a qualquer momento no curso.
Os cursos são divididos em módulos/disciplinas temáticos interligados entre si, para imprimir maior dinâmica e flexibilidade.
Os professores incentivarão a participação dos alunos nos temas de cada módulo, através de perguntas, apresentação de estudos, seminários, relatórios, projetos e através da Plataforma.
Os cursos da PÓLIS são constituídos por docentes Doutores, Mestres e Especialistas que atuam nas Universidades e no mercado de trabalho de suas profissões, são reconhecidos por sua competência, compromissados com a qualidade da formação profissional e com o desenvolvimento autossustentado do País.
Todo e qualquer pedido do aluno referente à sua vida acadêmica deve ser feito mediante requerimento por escrito.
Cada requerimento tem seu prazo para expedição, dentre eles:
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA | 3 dias |
HISTÓRICO ESCOLAR | 15 dias |
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO | Até 180 dias |
Sempre que houver mudança nos dados, como endereço, e-mail, etc., o aluno deverá informar à PÓLIS Cursos as devidas alterações.
O desligamento do curso (cancelamento) deverá ser solicitado por meio de requerimento. Para sua efetivação o aluno não poderá ter nenhum débito financeiro até a data de solicitação e apresentar comprovação que oitava se enquadre na cláusula do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da Pós Graduação assinado entre as partes. O aluno poderá aproveitar as disciplinas cursadas e aprovadas (nota e frequência) em caso de rematrícula em nova turma e poderá solicitar Certificado de Extensão Universitária de cada disciplina.
A avaliação nas disciplinas será realizada por meio de provas, trabalhos, exercícios, dentre outros. Estas atividades de dispersão serão monitoradas através de e-mail enviado pelo Coordenador para cada aluno.
Para ser considerado aprovado em cada uma das disciplinas do curso, o aluno deverá ter notas numéricas de aproveitamento, sendo o mínimo para aprovação igual a 7,0 (sete), além de ter frequência mínima em 75% nas aulas.
Não. Dependendo do tempo que escolheu para fazer o curso a aula será liberada. Se optou por 12 meses é liberada a cada 30 dias e se optou por 9 meses, a cada 20 dias.
Todavia a aula somente será liberada se o aluno estiver adimplente.
Se isso ocorrer, no final do curso você deve se inscrever gratuitamente na primeira vez e fazer novamente aquela disciplina e obter sua aprovação.
Para obtenção do certificado de conclusão do curso, o (a) aluno (a) deve:
- Estar em dia com as mensalidades escolares;
- Não ter pendência na entrega da documentação exigida para a matrícula no curso.
- Cumprir todos os requisitos relativos à integralização do curso, definidos no respectivo Projeto Pedagógico, bem como, obter o aproveitamento acadêmico e de frequência conforme normas e nos prazos estabelecidos.
PROGRAMA MEDICINA DO TRABALHO E PERÍCIA MÉDICA
O programa de Medicina do Trabalho e Perícia Médica tem a duração mínima de 12 e máxima de 18 meses, você escolhe. Lembrando que o prazo que escolher é o que terá para finalizar o curso. Fique atento.
As aulas são gravadas.
Não conseguirá concluir o curso em menos tempo, pois a plataforma de estudos libera as aulas de acordo com o período escolhido, ou seja, não se consegue concluir o curso antes do prazo estabelecido e nem receber o certificado antes de terminar o curso como um todo.
Não consegue antecipar as matérias, elas são liberadas mediante cronograma fechado.
Não vem especificado a modalidade, mas as horas cursadas pelo aluno.
A pós-graduação em EAD pode ser iniciada de imediato, ou seja, NÃO precisa iniciar até data especifica, o que importa são os 12 ou 18 meses do cronograma fechado.
Correto! As pós-graduações em Medicina do trabalho e Perícia Médica são certificadas pela Universidade de Taubaté e reconhecidas pelo E-MEC. Confira os links abaixo:
- Perícia Médica:
https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NjY1/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTU2NzAx
- Medicina do trabalho:
https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NjY1/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTYwOTQ3
Não tem exigência de práticas profissionais ou estágio.
Esses dois cursos são complementares entre si, tanto é que possuem seis disciplinas em comum. A base de conhecimento se concretiza com as disciplinas de: Legislação Trabalhista Aplicada, Legislação Previdenciária Aplicada, Doenças Relacionadas ao Trabalho: Dermatopatias, Pneumopatias, Hepatopatias; Doenças Músculo Esqueléticas Relacionadas ao trabalho; Doenças relacionadas ao trabalho; neuropatias, perdas auditivas e distúrbios da fala; Doenças mentais e o trabalho. Você sai com dois certificados. O plano de pagamento é pensando em você, pois como tem disciplinas em comum, automaticamente, as disciplinas em comum são convalidadas. Nosso programa de pós-graduação visa transmitir importantes conhecimentos para os médicos que já atuam (examinadores), ou que pretendem atuar em saúde do trabalhador, que necessitam dos conhecimentos básicos da Medicina do Trabalho. Também, tem como objetivo, atualizar os médicos que já atuam independentemente de serem ou não especialistas na área e para aqueles que não o são, aparelhar de conhecimento para a busca do título de especialista. Já com a especialização em Perícias Médicas uma série de áreas para atuação abrem as portas ao médico no poder público. As aulas serão ministradas por conceituados instrutores.
PERÍCIA MÉDICA
Sim, essa certificação lhe qualifica para atuar como perito (a) médico (a), pois para ser um (a) perito (a) judicial não é necessário ter residência médica ou título de especialista. É necessário apenas a realização de cadastro junto ao tribunal da sua região que queira atuar e ter conhecimento técnico sobre a área pericial. A nomeação para a realização de perícias é de livre escolha do juiz, de acordo com o rol de peritos cadastrados. O importante nesse caso é investir em conhecimento para atuar como perito (a). Caso queira ter o RQE como perito (a) médico (a) é necessário cumprir alguns requisitos da associação responsável pelo RQE, para desenvolver sua carreira de uma forma mais profunda.
O período máximo de duração para a pós-graduação em Perícia médica EAD é de 12 meses e o mínimo de 9 meses. Na pós-graduação com duração de 12 meses as disciplinas são liberadas mensalmente, durante 12 meses com uma avaliação ao final de cada disciplina. As aulas são liberadas em sequência, você pode estudá-las quantas vezes achar necessário. O cronograma para assistir as aulas quem faz é você, ou seja, você determina perante sua disponibilidade.
Necessário se faz encaminhar o histórico escolar. A coordenação científica e pedagógica irá analisar quais matérias serão aproveitas/ convalidadas. A coordenação irá analisar a carga horária e o conteúdo de aulas do curso que iniciou. Envie seu histórico escolar e conteúdo programático para o seguinte e-mail: @poliscursos.com.br
Sim, pode iniciar. Inclusive há convalidação de matérias e desconto nas mensalidades. Consulte os valores no por e-mail: secretaria@poliscursos.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 94244 – 1286.
A Universidade responsável pela certificação em Perícia Médica da Pólis Cursos é a UNITAU. Vá em especialização parceria PÓLIS CURSOS. Confira mais no site: https://www.unitau.br/pos-graduacao/
Sim, a pós-graduação em Perícia Médica tem reconhecimento do MEC e E-MEC. Confira a deliberação: https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NjY1/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTU2NzAx
Sim, os pós-graduados poderão realizar a Prova de Títulos, desde que se encaixem nos requisitos descritos no Edital da Sociedade Médica da sua área de interesse.
Em cursos de pós-graduação não há possibilidade de trancamento, somente cancelamento.
Caso o aluno-médico que realizou a matrícula opte pelo cancelamento do curso haverá multa conforme especificado em contrato.
A UNITAU dá um prazo de 180 dias após o termino da pós-graduação para entrega do certificado de conclusão de curso. Após o termino da pós-graduação se precisar do certificado você pode pedir através de requerimento uma Declaração de Conclusão de Curso.
Entre em contato, por meio do telefone (11) 4524-7681 ou WhatsApp (11) 94244-1286.
MEDICINA DO TRABALHO
Sim, o certificado de conclusão de curso é dado pela UNITAU – Universidade de Taubaté. O projeto pedagógico do curso da pós-graduação em Medicina do Trabalho é da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU, que tem curso de graduação em medicina na cidade de Taubaté/SP, criada pela Lei Municipal nº 1.498, de 6 de dezembro de 1974,[20] reconhecida pelo Decreto Federal nº 78.924/76 e recredenciada pela Portaria CEE/GP nº 30/03.
Deve ser lido o edital, publicado no site da ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Existem várias possibilidades elencadas no edital para prova de título. A cada chamada para a prova de título deve ser lido o edital.
Sim, a pós-graduação em Medicina do Trabalho tem reconhecimento do MEC e E-MEC. Confira a deliberação:
https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NjY1/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTYwOTQ3
Não. A partir de março/20 a ANAMT não acreditou mais nenhum curso de Medicina do Trabalho no Brasil.
O Médico após concluir a Residência Médica ou algum Curso de Pós-Graduação Médica, terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Exame Nacional de Título de Especialista e nele ser aprovado, para ser considerado especialista. As provas são realizadas pelas Sociedades Médicas, acreditadas pelo CFM, respeitando as exigências do Edital de cada Sociedade Médica.
Incentivamos todos os nossos alunos a lutar pela obtenção do título de especialista conferido pela ANAMT/AMB, conforme a possibilidade de acesso verificada no próprio edital de cada prova. (http://www.anamt.org.br).
Sim. Fique de olho ao Edital do concurso e nos pré-requisitos que exigem. Os últimos concursos federais poderiam ser prestados mediante apenas o certificado de conclusão do curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho. Não era pré-requisito desses concursos ter o título de especialista em Medicina do Trabalho, e/ou estar registrado no CRM como especialista em Medicina do Trabalho.
Se você possuir o diploma revalidado sim, caso contrário não poderá. Os alunos estrangeiros devem entregar o diploma de graduação devidamente revalidado por uma Universidade Brasileira, para realização da matrícula.
Se não possuir o diploma revalidado o curso de pós-graduação servirá como de extensão, caso o país de origem do aluno estrangeiro reconheça, por isso fica a cargo do aluno estrangeiro ter ciência dessas informações antes de iniciar o curso.
Não. O certificado indica apenas que conclui o curso em determinada área sem discriminar se foi presencial ou EaD.
Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.
As disciplinas são liberadas mensalmente, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.
O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação. Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o certificado de conclusão da Pós-Graduação Lato Sensu, acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.
A pós-graduação em medicina do trabalho EAD tem duração mínima de 9 meses e máxima de 12 meses. O aluno escolhe a duração e deve ficar atento ao prazo de finalização da pós.
A UNITAU dá um prazo de 180 dias após o termino da pós-graduação para entrega do certificado de conclusão de curso. Após o termino da pós-graduação se precisar do certificado você pode pedir através de requerimento uma Declaração de Conclusão de Curso.
Em cursos de pós-graduação não há possibilidade de trancamento, somente cancelamento.
Caso o aluno-médico que realizou a matrícula opte pelo cancelamento do curso haverá multa conforme especificado em contrato.